Todo mundo já deve ter ouvido a frase “fique sozinho o tempo que achar necessário”.
Mas alguém já se perguntou quantos questionamentos e cobranças passam pela cabeça de quem está passando por este momento?
Saber ser sozinho não é algo muito fácil, e quem acha fácil, geralmente é porque nunca se sentiu sozinho de fato.
É mais fácil apontar o dedo e dar uma de psicoachee , eu sei, nem existe essa palavra, mas denomino assim, pessoas sem preparo algum, dando conselhos – porque é isso que fazem – sobre a vida do outro, afinal, resolver a vida alheia é tão fácil quando não vivemos e nem nos preocupamos em ouvir a dor do outro.
A solidão, antes de virar paz, ela vira dor, sofrimento.
E todo mundo em alguma fase da vida, decidiu estar sozinho para que o único pensamento seja voltado para si mesmo. E não é egoísmo, é cuidado!
Quem nunca fez uma linha do tempo com a sua própria vida, colocando em pauta tudo o que já viveu, quantas vezes achou que não suportaria viver aquilo, e viu que todo aquele caminho percorrido, levou no lugar que está hoje, e com o amadurecimento de hoje.
Amadurecer não é algo muito fácil, às vezes é até dolorido, mas qual ser vivo passa por momentos de transformação sem dor alguma? A própria lagarta antes de virar borboleta, passa pelo processo de metamorfose, e chega ser dolorosa, afinal, ela chega a paralisar, antes de mostrar toda a sua beleza da transformação.
Essas mudanças acontecem naturalmente conforme vamos crescendo e são muito importantes para percebermos o quão evoluímos. Porém, para deixar que nossa metamorfose aconteça, precisamos aprender a curtir a solidão, pois só ela nos fará passar pelo processo se autoconhecimento, seja para recarregar as energias, refletir sobre a vida ou simplesmente desfrutar de momentos de paz.
Estar sozinho não precisa ser uma experiência solitária, se você abraçar a chance do autoconhecimento e crescimento pessoal e espiritual (afinal, é indispensável cuidar do corpo, alma e também do coração), sem a interrupção de ideias de pessoas que nem conhecem o seu íntimo, mas sabem apontar o dedo e falar o que você precisa mudar, mas será que precisa mesmo?
Saber ficar sozinho por um tempo e esperar calmamente o que você merece, é o maior nível de maturidade que alguém pode ter. É a certeza de que algo em você vai mudar, e que o processo de metamorfose mesmo que doloroso, te trará dias ensolarados e bonitos lá na frente.
No fim, você vai ver que passou por momentos de solidão, mas que te fizeram enxergar o quão libertador pode ser estar na própria cia. Tudo é aprendizado, tudo é crescimento.
Como diz Fiore Sotana:
“A maturidade traz Paz e nos revela verdades, nos ensina a olhar a vida com mais profundidade, nos dá a capacidade de compreender e a perdoar. Nos ensina a ceder, a calar, a ouvir, nos dá segurança e dissipa os medos. Nos mostras o que é preciso ser controlado e decidido para deixar de causar transtornos e aborrecimentos. Atingir a maturidade é não criar mais expectativas sobre nada e nem ninguém, é não viver mais na ilusão da juventude e dos sonhos fugaz. Ser uma pessoa madura é já não se julgar sábio em nossas opiniões, é ser tolerante nas decisões alheias. É ter a disposição de querer mudar e prosseguir rumo a plenitude de todo entendimento.”
Comments