Quem nunca ouviu a frase “Não faça com os outros, o que não gostaria que fizessem com você”?
Acredito que todo mundo algum dia na vida já ouviu essa frase, não é mesmo?
Algo tão real, e tão esquecido diante dos ouvidos dos egoístas.
Aliás, sabem o que é egoísmo?
Segundo o Dicionário:
1. amor exagerado aos próprios interesses a despeito dos de outrem.
2. exclusivismo que leva uma pessoa a se tomar como referência a tudo; orgulho, presunção.
Sendo assim, a palavra egoísmo é derivada do latim, “ego”, que significa “eu”, mais o sufixo ismo ou ista, que é utilizado para formar o nome que corresponde a uma doutrina, um dogma, uma ideologia, uma teoria, uma corrente de pensamento qualquer.
Ou seja, o egoísmo é um defeito de caráter, tão comum hoje em dia, que nos faz questionar diariamente, onde fica aquela frase que usamos logo no início do texto, até mesmo porque esse defeito de caráter, é o agente que mais provoca sofrimentos, que mais infelicita o gênero humano.
Diferente do que muitos pensam, deixar os seus interesses egóicos de lado para trabalhar o montante da coisa de forma neutra, porém correta, também é ser Humano.
Já ouviram falar em responsabilidade afetiva?
Aquilo que todo mundo imagina que é algo que inventaram para que o outro seja recíproco a sentimentos amorosos, mas que não tem nada a ver com isso; mas sim sobre ser honesto, sobre ter respeito, não machucar o outro, é sobre cuidado e empatia, enfim, é sobre ser real.
Você não precisa corresponder os sentimentos de ninguém, você só precisa ser humano, vivendo a sua essência, e encontrando todos os dias com suas próprias sombras e mesmo na escuridão, acolhe-las e ser capaz de iluminá-las.
E lembrem-se sempre, você não precisa de muito para ser feliz, você só precisa ser Humano!
Comments