Se quer ver alguém mudar com você, fale a ela exatamente o que te desagrada, dói, ou simplesmente não gosta ou tem dificuldades para lidar.
Coisa louca né?
Já parou para pensar quantas vezes pensou que o problema era contigo, simplesmente porque o outro agia de forma contrária ao aprovado por você?
Eu já, inúmeras vezes.
E pasmem, já me culpei por isto várias e várias vezes também.
Mas que culpa você tem ao contar para o outro tudo o que te desagrada, na tentativa de que o outro seja um pouquinho empático aos seus sentimentos?
E eu te conto...
Contar ao outro sobre suas fraquezas, é dar munição para que ele me possa te matar.
Forte, eu sei.
Mas não é matar no sentido literário (ou pelo menos, não nesse momento), mas matar um pouco da sua confiança (aquela depositada sabe?), a sua esperança (em achar que a pessoa vai ser altruísta o suficiente para pensar em você), o seu amor (por estar fazendo repetidamente expor suas fraquezas, como forma de reprovação), e até mesmo a sua autoestima (porque sempre se faz pensar se realmente é uma pessoa boa o suficiente).
Sabe, ao conhecer alguém novo, é importante que suas fraquezas sejam levadas em consideração e trabalhadas apenas por você, sem expor, sem esperar que o outro entenda e evite alguns comportamentos que para ele é visto de forma normal. Trabalhe com a sua mente para entender até quanto pode aguentar algo que desaprova ser feito de forma normalizada por alguém que sente interesse.
Se a resposta for negativa, e ver que não consegue levar um sentimento de forma normal, minha amiga, é hora de partir.
Afinal, ninguém muda ninguém. E nós só podemos mudar a nós mesmas. Seja para aceitar o outro, ou ficar firme em encontrar alguém que não faça coisas que te machuque.
É preciso se conhecer, se pertencer, se amar e se aceitar antes de tentar fazer tudo isso com alguém, porque na vida, dificilmente encontraremos alguém que jamais vai nos machucar, mas essas feridas são possíveis de cicatrização?
Uma pergunta que só quem é ferido pode responder.
Porém, se hoje posso dar um conselho é: cuidado com o que você aceita hoje, para que amanhã não esteja tão machucado a ponto de não se lembrar quem é, ou, não conseguir se curar.
Jamais se esqueça quem você é e o que pode suportar e se respeite por isso.
Como do Mariluci Carvalho de Souza:
"Não espere das outras pessoas um respeito que nem você tem por si mesmo. Você estará se iludindo!"
Commentaires